Aprendendo na Escola Canadense de Brasília

Oferecemos um currículo desafiador, equilibrado e centrado no aluno. Respeitamos os interesses de cada estudante, os pontos fortes e a forma como cada um aprende. As experiências de aprendizagem inspiram e promovem a mentalidade internacional e capacitam nossos alunos como cidadãos engajados e éticos. Seguimos a BNCC como orientador curricular nacional, bem como os currículos e programas internacionais, alinhados com os valores e a missão da Escola Candense de Brasília.

Educação Bilíngue 

Utilizamos o bilinguismo parcial bi-letrado, ou seja, tanto o português quanto o inglês são utilizados, mas na divisão das matérias a primeira língua fica responsável pelas matérias culturais e a segunda com as demais disciplinas. Para os alunos novos, oferecemos suporte e apoio para a aquisição da segunda língua junto com professores e colegas, que são sensíveis às suas necessidades e aumentam sua autoconfiança. Motivamos cada estudante a alcançar o sucesso na sua jornada acadêmica e além dela.

Construindo a compreensão através da investigação

Os alunos são curiosos, observadores, e refletem à medida que imaginam, exploram e constroem conhecimentos. Eles demonstram compreensões, habilidades, e disposição necessária para aprender os conteúdos, as experiências culturais, e outras formas de conhecer o mundo. 

O processo de construir perguntas com os alunos para um entendimento mais profundo  pode ajudá-los a compreender as ideias e as conexões conceituais que se situam no centro de um determinado conteúdo ou foco curricular. Perguntas efetivas para um entendimento mais profundo são a chave para iniciar e guiar as investigações dos alunos, despertar seu interesse, seu pensamento crítico, resolução de problemas e auto reflexão em relação ao seu aprendizado. 

Observamos o que os alunos estão aprendendo, como demonstram seu aprendizado, e como continuar a incentivá-los em sua comunidade escolar. Nós propiciamos momentos de aprendizagem e experiências nos quais os alunos podem testar e revisar seus conhecimentos, fazendo conexões entre o que já sabiam e o que estão aprendendo, entre o que vivenciam na escola, em suas casas e no mundo, e assim possuem a liberdade de construir seu próprio conhecimento.

Suporte para a aprendizagem

Em inglês, utiliza-se com frequência o termo scaffold, que pode ser traduzido para português como “andaime”. Esse conceito reforça a ideia de níveis de suporte para a aprendizagem. Dessa forma, observando-se o nível atual de conhecimento e habilidade, pode-se, com o suporte (andaime), construir a etapa seguinte e continuar o processo.

O Professor intencional

O professor intencional começa com o “porquê” e trabalha dentro de um ciclo de observação e reflexão, revisitando o percurso para alcançar determinados objetivos. Ou seja, o professor intencional sabe o objetivo a ser alcançado, estabelece um plano de ação, avalia e reflete sobre o percurso e faz as adequações necessárias ao longo da sequência didática.

Balanced Literacy

Balanced Literacy é uma estrutura projetada para ajudar todos os alunos a aprender a ler e escrever com eficácia e compreensão. O programa baseia-se em um equilíbrio entre leitura e escrita e permite que os alunos recebam feedback individualizado e relacionado aos seus pontos fortes e necessidades nesse processo.

Play based learning 

Possibilita uma rotina lúdica com oportunidades para os alunos serem protagonistas do seu próprio conhecimento e fazerem suas próprias escolhas. Ao brincarem, as crianças se divertem, criam, interpretam, experimentam, interagem e relacionam-se com o mundo ao seu redor. Isso contribui para o seu desenvolvimento holístico, ou seja, em todas as esferas – física, intelectual, social e emocional. As brincadeiras oferecem momentos de aprendizagem em um contexto no qual as crianças são mais receptivas e demonstram mais interesse, visto que elas ficam naturalmente curiosas sobre seu mundo e aprendem de diversas maneiras. Em geral, as brincadeiras são oportunidades de desenvolvimento com inúmeras possibilidades.

Sala de aula responsiva

A abordagem de ensino da Sala de Aula Responsiva é composta por um conjunto de práticas bem elaboradas destinadas a criar salas de aula e comunidades escolares seguras, alegres e envolventes. A ênfase está em ajudar os alunos a desenvolver suas habilidades acadêmicas, sociais e emocionais em um ambiente de aprendizagem que seja responsivo ao desenvolvimento de seus pontos fortes e necessidades. Seis princípios guiam esta abordagem:

– O ensino de habilidades sociais e emocionais é tão importante quanto o ensino de conteúdo acadêmico.

– A maneira como ensinamos é tão importante quanto o que ensinamos.

– Grande crescimento cognitivo ocorre por meio da interação social.

– A maneira como trabalhamos juntos como adultos para criar um ambiente escolar seguro, alegre e inclusivo é tão importante quanto nossa contribuição ou competência individual.

– O que sabemos e acreditamos sobre nossos alunos – individualmente, culturalmente, desenvolvendo – informa nossas expectativas, reações e atitudes sobre esses alunos.

– Fazer parceria com as famílias – conhecê-las e valorizar suas contribuições – é tão importante quanto conhecer as crianças que ensinamos.

Desenvolvendo o amor pela leitura nos alunos

Nossos  professores são essenciais para ajudar cada criança em sua jornada de leitura. Além disso, utilizamos estratégias de compreensão de leitura para aprofundar seu envolvimento com obras literárias de qualidade. Em diversos momentos durante a aula, as crianças são expostas a diferentes gêneros para que possam determinar o que mais gostam de ler.

 

Fonte: Curso Educação Bilíngue / Escola Canadense de Brasília

INTERNATIONAL BACCALAUREATE (IB)

A Escola Canadense de Brasília faz parte da comunidade global de escolas “IB World School”.

Isso significa que os alunos da Educação Infantil ao 5° Ano terão um currículo integrado e imersivo, por meio de uma estrutura curricular transdisciplinar baseada em investigação. O programa IB – PYP coloca o aluno no centro do processo de aprendizagem (student-centered education), fundamentado em práticas baseadas na investigação (inquiry-based), que fornece uma estrutura de aprendizado que prepara os alunos para assumir o protagonismo,  bem como desenvolve ações associadas aos conceitos trabalhados, dentro de um currículo relevante, rigoroso e desafiador.